quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Check-list























Check-List é uma lista de verificação, uma relação de itens a serem observados feita em um papel comum, no computador, numa planilha, numa ficha, na cabeça.Um check-list é usado para evitar esquecimentos, falhas, desconfortos, prejuízos, acidentes.Em vários casos um check-list é útil , em muitos casos um check-list é super-útil e, em uma porção de casos ele é imprescindível!Imagine a revisão do seu carro ser feita sem um check-list.Imagine a manutenção de um avião sem um check-list.


Dois alertas importantes:



• Check-list não é procedimento. A diferença principal é que para um check-list não é importante a ordem em que os itens estão relacionados. Outra é que um check-list é uma mera lista do que fazer, não uma orientação do “como fazer” – se necessário, peça (ou forneça) as instruções necessárias.



• A falha mais comum com check-lists é só “ticar” os itens – sem raciocinar, atenção na hora de marcar , principalmente com itens de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário