TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistema Nível Estratégico;
Sistema Nível Gerencial;
Sistema Nível Operacional;
Sistema Nível de Conhecimento.
Sistema Operacional:
• Suporte aos gerentes organizacionais no acompanhamento de atividades e transações elementares da organização.
• O principal propósito de sistemas nesse nível é responder questões de rotina:
– Quantas peças existem no estoque?
– O que aconteceu com o pagamento do Sr Willian?
– Qual o tamanho da folha de pagamento este mês?
– Quantas peças existem no estoque?
– O que aconteceu com o pagamento do Sr Willian?
– Qual o tamanho da folha de pagamento este mês?
• Para responder esses tipos de questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa.
• Exemplos de sistemas a nível operacional:
– sistema para armazenar depósitos bancários a partir de máquinas automáticas;
– sistema para acompanhar o número de horas trabalhadas por dia pelos empregados de chão de fábrica.
• Exemplos de sistemas a nível operacional:
– sistema para armazenar depósitos bancários a partir de máquinas automáticas;
– sistema para acompanhar o número de horas trabalhadas por dia pelos empregados de chão de fábrica.
Sistemas Nível Conhecimento:
• Suporte aos knowledge workers e data workers de uma organização
• O propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis
• São as aplicações que mais crescem nos negócios atuais.
• O propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis
• São as aplicações que mais crescem nos negócios atuais.
Sistemas Nível Gerencial:
• São projetados para servir o monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas dos gerentes middle.
• Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações
• Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações
Esses sistemas freqüentemente respondem questões “o que .. se”:
• Respostas a essas questões exigem novos dados de fora da organização assim como dados internos que não podem ser obtidos dos sistemas a nível operacional.
Sistemas Nível Estratégico:
• São projetados para apoiar as atividades de planejamento de longo alcance dos gerentes senior
• Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente.
• Esses sistemas freqüentemente respondem questões:
– Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?
– Que produtos deveriam ser produzidos em 5 anos?
– Quais são as tendências de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa?
• Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente.
• Esses sistemas freqüentemente respondem questões:
– Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?
– Que produtos deveriam ser produzidos em 5 anos?
– Quais são as tendências de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa?
Seis Principais Tipos de Sistemas de Informação:
• Nível operacional:
– TPS (Sistemas de Processamento de Transações)
• Nível de conhecimento
– KWA (Sistemas de Conhecimento do Trabalho)
– OAS (Sistemas de Automação de Escritório)
• Nível administrativo
– MIS (Sistemas de Informações Gerenciais)
– DSS (Sistemas de Suporte a Decisão)
• Nível estratégico
– ESS (Sistemas de Suporte Executivo)
– TPS (Sistemas de Processamento de Transações)
• Nível de conhecimento
– KWA (Sistemas de Conhecimento do Trabalho)
– OAS (Sistemas de Automação de Escritório)
• Nível administrativo
– MIS (Sistemas de Informações Gerenciais)
– DSS (Sistemas de Suporte a Decisão)
• Nível estratégico
– ESS (Sistemas de Suporte Executivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário